Na tarde de segunda-feira, 12 de março, o presidente Michel Temer, lançou o programa Internet para Todos, que busca levar acesso à banda larga para locais remotos sem conectividade. O pontapé inicial do projeto que também beneficiará o município de Valparaíso de Goiás, foi dado durante cerimônia realizada no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, que contou com a presença do prefeito Pábio Mossoró.

Na oportunidade, Temer e o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinaram o termo de adesão ao programa. O Internet para Todos vai beneficiar uma fatia da população hoje excluída da rede mundial de computadores, democratizando o acesso à informação e aos serviços públicos hoje disponíveis online. Cerca de 40 mil localidades devem ser beneficiadas pelo programa.

Segundo o Governo Federal, as prefeituras devem indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, além de garantir a segurança da área e arcar com as despesas de energia elétrica.

Os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instaladas 200 antenas por dia.

A operação será feita pela empresa Viasat, dos Estados Unidos, que foi contratada pela Telebras. A conexão de internet será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos. O Internet para Todos oferecerá aos usuários conexão a preços reduzidos.

Também estiveram presentes no evento, os vereadores Antonio Ferreira, Alceu Gomes, Flávio Lopes, Zé Antônio, Zeca e Maria Neide, além do secretário Plácido Cunha e o Dr. Danúbio do departamento jurídico.

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Valparaíso de Goiás

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here